terça-feira, 12 de agosto de 2008

Seu blog é usável?

Pensando o blog como uma fonte de renda é importante que pensemos nos benefícios que a usabilidade poderá trazer ao blog.

A usabilidade na web está relacionada à boa interação do usuário com o site, mas para que essa usabilidade seja bem aplicada é importante que o blogueiro tenha bem definido seu objetivo com o blog (o que ele quer do blog e qual o público que ele quer para o blog).

EMPATIA e BOM SENSO são palavras chaves nesse campo.

Passeando por diversos blogs fui listando uma série de “probleminhas” de usabilidade que podem ser corrigidos facilmente:
Configuração do layout – A disposição do conteúdo, anúncios e perfil deve ser o mais harmônica possível, “entupir” o blog de anúncios e propagandas não é legal e pode sair o tiro pela culatra (alguém ainda fala isso? :-P). De certo muitos blogueiros utilizam serviços grátis, mas ainda assim é possível arrumar o layout de uma forma que fique agradável ao leitor.
Animações, widgets e selos – Além de tirar a concentração, à animações pode fazer você perder o leitor. Utilizando a net discada passei quase 5 minutos esperando a página de um blog abrir e confesso que só esperei para fazer a contagem do tempo. Widgets e selos são legais, mas use-os com cautela ir pegando tudo que se encontra pela frente e colocando no blog só vai deixar seu blog com cara de árvore de natal.
Rolagem horizontal – A resolução de vídeo mais utilizada atualmente é a de 1024 x 768 px, mas MUITA gente ainda utiliza 800 x 600 px. Fazendo uma análise do perfil do seu leitor você pode descobrir qual a melhor opção para configurar seus blog.
Muitas cores – Só no carnaval e na rua... em blogs não fica legal, lógico que ninguém quer um blog “ensosso, morno, monótono” então escolha três ou quatro cores bem legais e ponto.
Comentários – Dê ao seu leitor opções, já desisti de deixar comentários por ter que fazer todo aquele cadastro (nome, e-mail, etc). Deixe todo mundo comentar, incluindo usuários anônimos. Se acha que poderá receber comentários indesejados, então é melhor moderar os comentários.

São apenas alguns exemplos, mas rapidamente você pode encontrar muitos outros.
Agora responda seu blog é usável?

4 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza um blog limpo, organizado, com textos de qualidade são o que me chama a atenção e onde tenho prazer de deixar um comentário. Prego sempre isso: o conteúdo em primeiro lugar, usabilidade. Os leitores de tela não lêem imagem e nem os robos dos buscadores. Ótimo artigo.

Anônimo disse...

Bom post.
Manifesta preocupações que, por serem sensatas, penso serem comuns a muito boa gente.

Anônimo disse...

olá maria
muito legal
um belo blog
bejos
tadeu filippini

Anônimo disse...

Ótimas dicas! Muitas vezes, menos é mais. ;-)