sábado, 16 de agosto de 2008

Terminei a graduação e agora?

Terminei a faculdade a pouco tempo e me deparei com uma dúvida: fazer pós graduação ou certificação... fiz umas pesquisas, conversei com algumas pessoas e... não consegui chegar a uma conclusão ainda :-P, mas já há luz no fim do túnel. Vou listar aqui alguns pontos que achei interessante e que podem ajudar:
Determinar qual seu objetivo é o primeiro passo mais importante e pode ser o mais difícil também (a curto ou longo prazo é necessário estabelecer metas).
Por exemplo se o seu objetivo é um retorno financeiro em pouco tempo, então
Certificação = formação técnica = conhecimento de determinada tecnologia = retorno financeiro mais rápido.
Mas se você tem paciência e pode esperar um pouquinho mais pelo retorno financeiro é melhor fazer uma pós e nesse caso tem-se que optar, pois existem dois tipos pós graduação e numa visão bem simplista posso definir como:
1 - Lato Sensu = Sentido amplo (especialista em determinado campo do conhecimento)
2 - Stricto Sensu = Sentido restrito (nível de mestrado e doutorado)
Lato Sensu abrange as especializações, MBA e mestrado profissionalizante. Quem pretende seguir a vida acadêmica deve optar pelo stricto sensu.
A escolha da instituição é o segundo passo. Pesquisar, pesquisar e pesquisar é fundamental... Sempre vejo outdoors oferecendo cursos de pós presencial e a distância... consulte várias instituições, nunca escolha a primeira, procure referências... a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um órgão do Ministério da Educação e avalia a pós graduação Strictu Sensu, pode ser uma boa ferramenta de ajuda.
Nada é regra. É possível fazer uma certificação e uma pós simultaneamente, ou várias certificações sem concluir a graduação.
É importante lembrar que ambos os casos são bons para a carreira profissional pois além de aprender, você amplia sua rede de relacionamentos (networking).
Terminar a graduação e ficar parado é que não dá... :D

Nenhum comentário: