quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Seu blog é acessível à pessoas com deficiências especiais?

Após ler um artigo sobre acessibilidade em sites de publicação de blogs, resolvi testar a acessibilidade aqui do blog...

Utilizei o "Da Silva" é um software avaliador que detecta o código HTML e faz uma análise do conteúdo, verificando se está ou não dentro de um conjunto de regras de acessibilidade do WCAG (Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web) e E-GOV. (no meu caso optei pelo E-GOV)
A avaliação é feita on-line em http://www.dasilva.org.br/

O resultado não foi legal (veja abaixo):

Um fator determinante nesse resultado é que um dos recursos utilizados por pessoas com deficiência visual são os leitores de tela, programas que vão passando por textos e imagens (não exatamente pelo que aparece na tela, mas sim pelo código que a produziu) e sintetizando a fala humana.
E Dependendo do código os leitores de tela poderão não fazer a leitura corretamente.

Mas outros erros podem ser facilmente corrigidos, por exemplo: Especificar por extenso cada abreviatura ou sigla, quando da sua primeira ocorrência em um documento ou fornecer equivalentes textuais de conteúdo não textual (como imagens, áudio pré-gravado, vídeo).

A deficiência visual é apenas uma das várias deficiências especiais, contudo existem muitas formas de inclusão digital.

Conhecer as diretrizes de acessibilidade estabelecidas pelo W3C (World Wide Web Consortium) é o passo inicial para garantir o acesso de todos a web.

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa questão é realmente muito importante, embora ainda não esteja recebendo a devida atenção.
É bom lembrar também que questões ainda mais básicas como uma arquitetura da informação eficiente ainda é uma questão pouco resolvida e que dificulta a vida até de quem não tem deficiências visuais e tenta procurar algumas informação em alguns sites, blogs...
Ainda há um longo caminho a seguir.

Anônimo disse...

O meu infelizmente não passou no teste e também não sei como adequar corretamente. Esse é um assunto muito importante mas pouquíssimo divulgado para facilitar justamente essas correções, né.
Parabéns!
Beijo

Monica Baumann disse...

O meu também não está.
Bom o post! Precisamos nos inteirar mais disso.

Bjuuu

Daniela Figueiredo disse...

O meu teve alguns erros e muitos avisos. Também não sei consertá-los, infelizmente. Assunto sério, deveria ser mais divulgado. Também seria importante uma análise mais didática para leigos conseguirem resolver os problemas com o site. Achei a análise confusa em algumas partes. Mesmo assim é uma ótima dica para termos consciência, nunca tinha pensado que meu site pudesse ter problemas na leitura para deficientes visuais. Beijos.

Ipsi Literis disse...

Muito boa essa dica. Acho muito importante tornar o site mais acessível às pessoas portadoras de deficiências. Ademais, ao adotar as dicas fornecidas pelo 'daSilva', o blog fica bem melhor de navegar, o que acaba se revertendo em resultado positivo. Então, é algo melhor para todos.

Valeu mesmo.

Um abraço!



Visite:
http://ipsiliteris.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nossa, achei super interessante esta notícia... Na hora que optamos por fazer um blog esquecemos de detalhes, muitas vezes, importantíssimos como este!!!

Agora vou prestar mais atenção!!

Valeu!

valterpoeta.com disse...

Gostei do post e fiquei decepcionado ao ver que meu blog não passou no teste, precisamos descobrir maneiras de melhorar a acessibilidade.

valeu pela dica

Anônimo disse...

Good dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.