domingo, 14 de setembro de 2008

Engenharia social para o mal

A engenharia social ou "conto-do-vigário" da era da tecnologia da informação, no campo da ciência da tecnologia, é vista como técnica utilizada para manipular pessoas e assim conseguir informações importantes como por exemplo senhas de banco.
As vulnerabilidades tecnológicas são muito exploradas, mas normalmente somos nós quem fornece os dados necessários.
A Cada dia aparece uma nova forma: são cartões virtuais, fotos, telegramas virtuais até um "inocente" Pen drive encontrado "por acaso", que quando conectado executa por padrão um arquivo chamado autorun.inf que pode estar premiado com um cavalo de tróia.

É mais fácil enganar as pessoas que passar pelas barreiras de segurança das grandes empresas, ataques diretos são freqüentes, já recebi uma ligação dizendo que era do banco Itaú e que havia sido contemplada com um cartão de crédito sem anuidade e com muitos benefícios e para receber o cartão em casa eu precisaria passar alguns dados... Lógico, eu não passei, até porque esse tipo de fraude já é bem conhecido, mas não estamos imunes.

Informação é tudo, como não é possível mais viver sem tecnologia o mínimo a fazer estar informado.

Ah e não esqueça: Desabilite o autorun.

4 comentários:

Abrahana disse...

Vc sempre nos ensinando caminhos mais seguros e dicas úteis para esse mundo novo... pelo menos para mim! Um abraço, Maria, e grata!

Rodrigo Piva disse...

Concordo contigo, Maria.
As pessoas dizem que a internet é perigosa, mas na verdade os perigos são os mesmos que "o mundo real", só muda a forma de agir.
Informação é tudo.
Beijo

Maikão disse...

Basta utilizar o antivirus Kapersky que ele detecta essas porcarias. Como mencionado no artigo, deixe seu sistema com o Autorun desabilitado.

Desabilitando o Autorun:

METODO 1**

1> Vá até o painel de controle - windows+c+p
2> Clique duas vezes em Sistema - s+s+enter
3>clique na guia Gerenciador de dispositivos
4>clique no + do lado do ícone do driver de cd
5>selecione o driver
6>clique em propriedades - alt+p
7>clique na guia configurações
8>desmarque a opção inserir notificação automaticamente - alt+a
9>clique em ok

METODO 2**

Ao colocar um cd ou pendrive, segura a tecla SHIFT do seu teclado

Luiz Caio disse...

Oi Maria! Como vai?
Eu não confio de jeito nenhum, em fazer movimentações bancárias,e fornecer o nº. do meu CPF, seja pra que finalidade for! São tantos os casos de pessoas que têm as contas zeradas por conta dos golpes... Enquanto eu não precisar muito, não farei!

QUERIDA AMIGA! JÁ ERA PARA EU TER LINKADO O SEU BOLOG... NÃO O FIZ, CONFESSO-LHE! POR DESCONHECER OS PROCEDIMENTOS. SOU NOVO NA AREA!
JÁ VENHO TENTANDO HÁ DIAS, DESCOBRIR O CAMINHO MAIS AINDA NÃO CONSEGUI! COMO VOCÊ JÁ ME LINKOU, ACHEI QUE DEVERIA ESCLARECER ESTE PONTO... E APROVEITANDO O GANCHO rsrs! SE VOCÊ TIVER ALGUMA DICA A RESPEITO, PARA ME PASSAR, ACEITAREI COM MUITO CARINHO!

DEIXAREI UM E-MAIL, CASO TENHA A DICA, E PREFIRA ENVIAR ATRAVÉS DELE: luizkaio@bol.com.br

DESDE JÁ AGRADEÇO!

TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA!
Um grande abraço.