segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Teclados virtuais

O teclado virtual (uma imagem de teclado na tela) é um pequeno software que possibilita entrada de texto a partir de cliques com mouse, muito utilizado pelos bancos devido a segurança necessária para transações. O que muita gente não sabe é que é uma forma alternativa ao teclado convencional uma ferramenta que permite a acessibilidade a pessoas com deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora.
Ao receber o clique a partir do mouse a imagem clicada é convertida para um caractere de texto, que é escrito na tela do editor.
O Windows disponibiliza essa ferramenta (com um nível mínimo de funcionalidades) no menu programas/acessórios/acessibilidade.

Apesar de ser um avanço o teclado virtual ainda é muito limitado, através de técnica de Inteligência Artificial (IA) novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para oferecer aos usuários métodos mais interativos, como por exemplo utilizar-se da linguagem do usuário e através de algoritmos de aprendizagem, escrever e oferecer o caractere ou a palavra mais provável de ser usada.

Um comentário:

Rodrigo Piva disse...

Excelente dica, Maria!
Muitos não sabem dessa função.
Beijo e ótimo início de semana pra ti!