quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Qualquer cidadão pode adquirir um certificado digital

Um certificado digital corresponde a uma carteira de identidade digital ou seja prova no mundo virtual que uma pessoa é realmente quem ela afirma ser. Com validade jurídica e reconhecimento público a certificação digital garante a segurança, integridade e autenticidade de transações na internet.

Qualquer cidadão, empresa ou entidade pode adquirir seu certificado digital que é emitido pelas Autoridades Certificadoras (AC) esses órgãos identificam a pessoa (ou empresa) e conferem sua documentação.

São Autoridades Certificadoras (entre outras): SERPRO, Receita Federal e Caixa Econômica Federal.

O arquivo com certificado pode ser armazenado em qualquer tipo de mídia segura.

No Fórum “A Certificação Digital no Cartão RIC”, ocorrido este mês foi discutido formas de como inserir essa tecnologia na nova identidade civil do cidadão: O Registro de Identidade Civil – RIC. O que deverá ser um desafio se considerarmos o nível de exclusão digital no país.

Realizar-se-á nos dias 4, 5 e 6 de novembro em Brasília o 6° CertForum (Fórum de Certificação Digital) iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) onde serão discutidos as aplicações e reflexos sociais da certificação digital, as inscrições são gratuitas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, num país como o nosso, a exclusão digital é um fato ao qual não se pode fechar os olhos. De qualquer modo, já está mais do que na hora de garantir aos internautas maior segurança nas transações efetuadas na rede. Será mesmo?
Adorei o post, Maria! Bjs e inté!

vocefazobrasil.com disse...

oiii!!!
Maria,
estou aqui para
agradecer a visita e seu comentario
bjs...bye!!!

Luiz Caio disse...

Oi Maria! Como vai?
Estes, e até mesmo outros documentos em formas digitais serão inevitáveis... Realmente,a exclusão ainda é grande. Mas em breve vai cair bastante este percentual. Veja o caso dos telefones fixos... Há um tempo atrás apenas pessoas bem de situação financeira conseguiam comprar uma linha... Hoje todo mundo tem telefone em casa... Isto sem falar em celular, que qualquer criança já possui!
Assim será também, com o acesso à computadores!... (No meu modo de ver! )

TENHA UMA BELA TARDE!
BEIJOSSS.