sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Plágio, seu blog pode estar sendo copiado!

É difícil ser totalmente original, nossas idéias surgem a partir de acontecimentos, leituras e toda sorte de eventos que acontecem em nossas vidas... Por isso acho legal quando vejo em blogs nota autorizando a cópia do conteúdo desde que seja citada a fonte ou colocado um link para o post original, é importante, pois tem muita "coisa" que merece divulgação, e conhecimento DEVE ser compartilhado, o problema acontece quando copiam o conteúdo e postam como se fosse inédito... Nem sequer uma notinha em fonte 6 citando o autor. Quem faz isso certamente não pensa no tempo dispensado com pesquisas, leituras, escolha de palavras e tudo mais necessário para escrever um post legal.

Muita gente já deve conhecer, em http://www.copyscape.com é possível verificar se seu blog está sendo plagiado, basta digitar o endereço e ele apresenta uma lista com 10 resultados que podem ser plágio de seu blog, até trechos de uma linha é detectado. Para ver mais resultados é preciso ter uma conta Premium ($$$$).

Fui lá fazer um teste (rs) e notei que aparecem resultados de links do blogblogs e diHITT provavelmente porque publico meus post lá também, de resto tudo normal... Copyright © Maria ;-)

Ah, lá tem uns selos bem legais para quem é contra o plágio.

8 comentários:

Daniela Figueiredo disse...

Não conhecia o site, já adicionei nos meus favoritos! Pensei que o que não fosse Premium era gratuito, até chegar à etapa final na hora da inscrição...Vou verificar pela busca gratuita seguidamente. Adorei a dica! Beijos.

Anônimo disse...

Este é um assunto que incomoda muito. E mais: algumas pessoas, na tentativa de manter incógnito o plágio, omitem ou trocam apenas o título da matéria. De modo que, quando se procura no google, por exemplo, é preciso também colocar uma das frases do corpo do post para detectar a cópia. E acredito que possa haver (eu não entendo muito do assunto) outras formas de plágio que são praticamente impossíveis de serem descobertas. Adorei o post! Vou até lá conhecer o site. Bjs e inté!

Anônimo disse...

Valeu pela dica!!!

Descobri com ele, um desgraçado de um concorrente que usou o texto do meu site, igualzinho, sem mexer uma vírgula.

A que ponto chega a incompetência e a cara-de-pau de uma pessoa?

Já haviam roubado fotos, copiados nossos pacotes, mas copiar o texto, essa foi inédita e como sou eu que faço o site e eu que escrevo os textos, não tem nem como o infeliz alegar inocência.

Obrigado pela dica mais uma vez

Anônimo disse...

Ótima dica, Maria!
Beijo e ótimo final de semana pra ti!

Ana Maria Ribas disse...

Poxa,Maria! Que legal. Já fui até lá e está tudo OK. Também favoritei a sua descoberta... que para mim é totalmente inovadora.

Anônimo disse...

Como dizia o Cazuza, não me escolheram para ser a garota do fantástico. Magoei. Não me plagiaram. Boa dica.

Anônimo disse...

O plágio é um dos maiores atestados de incompetência que se pode dar.

Anônimo disse...

Intressante essa dica.
Passando para conhecer seu blog.